Agronegócio: confira 5 dicas para vencer a inflação - Notícias - Adubasul Fertilizantes

Agronegócio: confira 5 dicas para vencer a inflação

Agronegócio: confira 5 dicas para vencer a inflação

O agronegócio está relacionado com a inflação de custos por diversos motivos, tanto por fatores climáticos e agronômicos quanto pela oferta e demanda de commodities e liquidez.

Dessa forma, para manter sua produção com alta lucratividade e reduzir o impacto que a mudança de preços e serviços causa, deve-se contar com estratégias e informações concretas sobre a inflação.

Sabemos que o mercado agrícola é muito competitivo e, assim, os produtores precisam ter um acompanhamento profundo sobre a gestão, finanças, indicadores de produtividade e avaliar de forma contínua seus processos.

A ausência de análises e conhecimento sobre o próprio negócio pode comprometer decisões e planos, inclusive quando falamos de períodos com aumento da inflação.

Embora o setor tenha atingido bons resultados em 2021 e 2022, espera-se uma elevação no preço dos insumos em diversos setores, incluindo o agronegócio, e, consequentemente, suprimentos e itens básicos na mesa dos brasileiros.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas essenciais para você implementar em sua gestão e reduzir os impactos da inflação.

Continue a leitura e confira!

  • Como a inflação atinge o agronegócio?
  • Qual a previsão para os custos de produção?
  • Como proteger o agronegócio em período de inflação?


Como a inflação atinge o agronegócio?

A lucratividade do agronegócio depende de diversos fatores, como: pragas, situações climáticas, influências externas de preços e conflitos em outros países.

Por exemplo, a crise no Leste Europeu afetou a cadeia de suprimentos e o quadro de fertilizantes no Brasil, importados principalmente da Rússia. Além disso, o fechamento de portos e a alta do petróleo encareceram o transporte de insumos.

A inflação causa danos não apenas para a economia do país, mas também ao setor produtivo.

O planejamento dos produtores se torna confuso e não se sabe exatamente quanto será pago nos insumos, ou quando eles estarão disponíveis.

Então, para simplificar, se temos uma alta no preço do milho, que está diretamente relacionada com o preço das proteínas animais, é provável que no final da cadeia de produção, tenhamos um aumento no preço da carne.

É importante lembrar que a valorização das commodities no mercado internacional, afeta a todos os produtores, inclusive os que dependem apenas do mercado interno, pois eles não conseguem passar adiante esse aumento.

Logo, são obrigados a trabalhar com margens reduzidas ou até mesmo no prejuízo.

Leia também: Importância do controle de custos para alcançar melhores resultados na safra - Notícias - Adubasul Fertilizantes

Agora que você já sabe como funciona a inflação, vamos conferir qual a previsão para o próximo ano e como proteger a rentabilidade da sua fazenda.


Qual a previsão para os custos de produção?

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil — CNA, o agronegócio é responsável por 35,5% do Produto Interno Bruto — PIB. Logo, isso coloca o Brasil entre os maiores agricultores do mundo.

Para o próximo ano, acredita-se que haverá um crescimento menor da economia mundial e redução na cotação internacional de commodities, o que pode frear o aumento de preços.

Da mesma forma, o cenário para a produção agropecuária é otimista, mesmo com um período de desaceleração, recessão e demanda mais acomodada.

Outro fator importante, é que em 2023, não teremos a ocorrência do La Ninã, um fenômeno que afeta os resultados do agronegócio e uma preocupação para todos os produtores.

Leia também: Nutrição do milho: saiba como escolher o adubo ideal

No entanto, mesmo com a projeção de crescimento de até 2,5% para o PIB do agronegócio, em relação a 2022, é preciso acompanhar as tendências do mercado para manter o faturamento da atividade agropecuária e a segurança do negócio.


Como proteger o agronegócio em período de inflação?

A inflação é um tema recorrente no país. Por isso, você deve conhecer algumas estratégias para manter a rentabilidade da sua fazenda e preservar seu patrimônio. Confira as principais dicas para atingir esse objetivo:

  1. Controle financeiro: embora pareça óbvio, o controle financeiro pode ajudar a escapar dos juros e financiamentos, que podem levar ao endividamento.
  1. Ajuda de especialistas: para proteger as finanças e aumentar o lucro é fundamental acompanhar pessoas experientes que possam dar recomendações sobre os melhores investimentos.
  1. Compras e investimentos estratégicos: investir em produtos e infraestrutura é muito importante, porém, ao ter uma reserva financeira sólida, você consegue aproveitar as melhores oportunidades de negócio.
  1. Mercado de opções: é uma forma de proteger suas finanças e, caso o cenário melhore, possivelmente ganhar mais. Neste caso, também é importante contar com o assessoramento de especialistas.
  1. Proteção antes do lucro: antes de pensar em aumentar a rentabilidade, é preciso garantir que o básico como mão de obra, combustível, manutenção estejam protegidos contra qualquer atraso.

Leia também: Práticas para as pastagens de verão e suas variáveis - Notícias - Adubasul Fertilizantes

Além de todas essas dicas, você também pode contar com a ajuda de profissionais para gerir tudo de forma organizada e garantir que a sua administração rural está correndo bem.

Converse com os especialistas da Adubasul para aumentar a rentabilidade do seu negócio e manter um desenvolvimento seguro em épocas de alta inflação.