Plano Nacional de Fertilizantes: o que é e como funciona

O Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em 11 de março de 2022, tem o objetivo de reduzir a dependência do produtor brasileiro sobre produtos importados.
Dessa forma, busca-se equilibrar a produção nacional e a importação, de maneira a atender a alta demanda por insumos e tecnologias de fertilizantes, sem deixar que o país seja dependente do mercado internacional.
As diretrizes do plano abordam políticas de autonomia, que incentivam a produção competitiva de fertilizantes e permitem que o produtor encontre opções adequadas às suas necessidades.
Quer entender mais sobre o Plano Nacional de Fertilizantes e como ele impacta na produção e segurança alimentar da população brasileira?
Continue a leitura!
- O que é o Plano Nacional de Fertilizantes?
- Qual é a importância do PNF?
- Como o Plano Nacional de Fertilizantes impacta o futuro do agronegócio?
O que é o Plano Nacional de Fertilizantes?
A demanda por insumos de alta qualidade e eficiência no agronegócio cresce a cada dia e fez com que o Brasil dependesse de aproximadamente 85% dos fertilizantes internacionais.
Leia também: Importância do controle de custos para alcançar melhores resultados na safra - Notícias - Adubasul Fertilizantes
Devido às incertezas no mercado e o conflito no Leste Europeu, o país perdeu um de seus principais fornecedores desse insumo, levando ao aumento no custo de produção agrícola e encarecimento de produtos básicos para a população brasileira.
Assim, o Plano Nacional de Fertilizantes chegou para tentar reduzir a dependência nas importações de fertilizantes e aumentar a eficiência das operações, sem que influências externas causem atrasos na produção.
O plano servirá de referência para o planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos, com foco principal nos setores:
- Indústria tradicional
- Produtores rurais
- Cadeias emergentes
- Novas tecnologias
- Uso de insumos minerais
- Inovação
- Sustentabilidade ambiental
Qual é a importância do PNF?
O Brasil consome cerca de 45 milhões de toneladas por ano de fertilizantes. No entanto, ele ainda exporta mais que a metade dos insumos utilizados no país.
Além de demonstrar falta de investimento no fornecimento local, isso leva a um cenário delicado para a produção, que se torna vulnerável às oscilações do mercado internacional.
Leia também: Práticas para as pastagens de verão e suas variáveis - Notícias - Adubasul Fertilizantes
Portanto, o Plano Nacional de Fertilizantes age como um guia importante para levar independência ao setor em médio e longo prazo, incentivando a busca por alternativas renováveis e de fácil acesso.
Como o Plano Nacional de Fertilizantes impacta o futuro do agronegócio?
Por fim, você entendeu o que é o PNF e qual a importância dele para manter os insumos das principais atividades agrícolas e, consequentemente, tornar os produtos mais acessíveis para a população brasileira.
Leia também: Práticas para as pastagens de verão e suas variáveis - Notícias - Adubasul Fertilizantes
Alguns objetivos desse plano são:
- Aumentar a capacidade de produção de nitrogênio, fosfato e potássio.
- Ter, ao menos, quatro empresas produzindo nitrogênio fertilizantes no país.
- Atrair, no mínimo, mais de 20 bilhões de reais em investimentos para novas fábricas.
Além disso, mais do que conhecer as novas práticas, deve-se entender como elas vão impactar no futuro do setor.
O Plano Nacional de Fertilizantes, por exemplo, tem o objetivo de promover mais autonomia à agricultura, garantindo que os produtores tenham o que é necessário para produzir e entregar produtos de qualidade.
Se você quer estar à frente das mudanças no agronegócio, é fundamental contar com insumos de alta qualidade, que reduzam as perdas de nutrientes e elevem a CTC do solo.
Na Adubasul, você encontra o custo-benefício e as maiores garantias nutricionais do mercado.
Fale conosco e garanta os melhores fertilizantes para o seu negócio!