Cultura da soja: como potencializar os resultados da safra - Notícias - Adubasul Fertilizantes

Cultura da soja: como potencializar os resultados da safra

Cultura da soja: como potencializar os resultados da safra

A cultura da soja é de grande importância para o Brasil e para o mundo, pois, por meio dela são produzidos grãos para alimentação humana, farelo para nutrição animal e óleo na produção de bens de consumo, destinados à cozinha, medicamentos e biodiesel.

Entretanto, para que o país se tornasse dominante mundialmente nesse setor foi necessário aumentar os investimentos em tecnologias inovadoras, que respeitam o meio ambiente, como: fixação biológica de nitrogênio, plantio direto, manejo integrado de pragas, entre outros.

Com isso, se abriu um espaço no mercado que permitiu que o Brasil se tornasse líder mundial na produção de soja, sem precisar avançar sobre as áreas florestais protegidas.

O desafio agora é potencializar os resultados da safra, com um manejo diferenciado no solo, visando reduzir o impacto das atividades agrícolas nos solos, eliminação de processos erosivos, manutenção da decomposição e ciclagem de nutrientes.

Embora a soja seja plantada em menos de 5% do território brasileiro, os dados da Aprosoja Brasil estimam que, esses grãos contemplem cerca de 243 mil produtores, sendo responsáveis por 25% dos empregos gerados, 27% do PIB nacional e 40% das exportações nacionais.

Logo, é visível o quanto esse item atua na melhora da qualidade de vida das famílias, principalmente as que estão localizadas no interior do país, seja para fins de alimentação ou sustento.

O Brasil é um dos maiores responsáveis pelo abastecimento alimentar de forma sustentável e ao nível mundial.

Portanto, os sojicultores que desejam potencializar os resultados da sua fazenda, precisam estar preparados para aproveitar as novas oportunidades desse setor.

Quer entender mais sobre a cultura da soja e como aumentar os resultados do seu negócio?

Então, continue a leitura!

  • O que é a cultura da soja?
  • Como é a produtividade da cultura da soja no Brasil?
  • Como iniciar a cultura da soja?
  • Como ocorre a comercialização da soja?
  • Quais produtos podem potencializar a produção de soja?

O que é a cultura da soja?

A cultura da soja é uma das atividades mais valiosas para a economia mundial, pois ela pode ser utilizada para diversas finalidades. Além disso, essa oleaginosa é pertencente à família Fabaceae, que inclui também o feijão, a lentilha e a ervilha.

Logo, é usada como matéria-prima para produção de chocolates, margarinas, maioneses, óleos, massas, entre outros alimentos.

Um dos principais motivos que torna essa produção tão extensa e versátil é o alto teor de óleo e proteínas presentes na soja. Por outro lado, ela também pode ser produzida e negociada de diferentes formas, com alta liquidez e demanda.

Mas para que você compreenda mais sobre a importância dessa planta, é preciso entender a origem dela e como ela chegou ao Brasil.

Para começar, essa oleaginosa era encontrada principalmente nas margens do rio Yangtze, na China, onde era considerada um grão sagrado.

Então, foi trazida ao Brasil no final da década de 60, para suceder à cultura do trigo e otimizar a quantidade de proteína presente nas rações, na forma de farelo de soja.

No entanto, foi preciso investir em melhoramento genético para adaptar a oleaginosa às latitudes mais baixas, pois ela sofre influência do fotoperíodo e precisa permanecer em períodos escuros do dia para se desenvolver.

Em 1997, a Embrapa em parceria com uma empresa privada desenvolveu a soja transgênica, uma planta geneticamente modificada que permitiu reduzir custos e aumentar a resistência contra lagartas, herbicidas, doenças e estações de seca.

Outro ponto que precisa de atenção, é a adubação da soja, que necessita de inoculação na cultura, via semente ou via suco de plantio. Assim como os cuidados quanto à quantidade de fósforo, potássio e correção do pH.

Ler também: Plano Nacional de Fertilizantes: entenda o que é e como ele afeta a importação de insumos – Adubasul

Por fim, a matéria orgânica é essencial para auxiliar na diminuição da lixiviação de nutrientes e melhorar as condições de desenvolvimento da planta para que ela resista a períodos de seca.

Você já sabe como é a produtividade da soja em seu local de origem, porém, vamos entender como essa oleaginosa se comporta na produção brasileira.

Como é a produtividade da cultura da soja no Brasil?

Conforme informado no ranking de 2021 da Conab, a soja foi o produto de maior exportação do país, colocando o Brasil como produtor principal da leguminosa, com aproximadamente 85,6 milhões de toneladas exportadas.

Embora grande parte da produção ocorra em estados como o Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, ela vem se espalhando pelo país devido aos investimentos em tecnologia e estratégias como o uso de fertilizantes.

Portanto, você tem a oportunidade de levar essa cultura para sua fazenda, aumentar os ganhos do seu negócio e levar alimentos de qualidade para a mesa da população brasileira.

Ler também: Microbiologia do solo: como ela afeta o sucesso da sua lavoura? – Adubasul

Como iniciar a cultura da soja?

Você já sabe que a soja constitui uma das principais commodities mundiais, porém, ela também tem capacidade de potencializar a produção e promover um manejo mais sustentável para o solo.

Mas antes de iniciar a sua cultura, é preciso entender como preparar o solo, antes mesmo de iniciar a prática de plantio direto.

Primeiro, temos a fase em que você deve realizar a análise de solo para cada uma das áreas escolhidas.

Isso deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano e no mínimo três meses antes de cada safra, permitindo a correção do solo antes do plantio.

Após, escolha qual ou quais cultivares você deseja plantar. Lembre-se que ela precisa ser adaptada à sua região para que se desenvolva com saúde.

A escolha da semente também vai influenciar no resultado da lavoura, por isso, priorize as de maior qualidade.

Elas apresentam alto vigor e permitem um crescimento uniforme para as plantas no campo, assim como maior tolerância em condições de estresse.

Além disso, existem duas opções de sementes que você pode escolher. São elas:

  • Convencionais: não possuem alterações genéticas e geralmente apresentam valor mais baixo quando comparado às transgênicas.
  • Transgênicas: mais flexibilidade e tolerância na utilização de produtos, maior produtividade e proteção contra as principais doenças que afetam a soja.

Por fim, após passar por todas essas fases, é preciso organizar e automatizar as informações em seu estoque para que a rotatividade de produtos se mantenha e não haja custos desnecessários em sua fazenda.

Ler também: Adubação: como ela influencia no crescimento da sua cultura – Adubasul

Como ocorre a comercialização da soja?

Um ponto importante que afeta a venda do seu produto é a escolha da semente, seja ela transgênica ou convencional. Portanto, antes de escolher, lembre-se de analisar os custos de produção e a comercialização da sua região.

Dessa forma, você deve verificar a quantidade de silos disponíveis e se haverá necessidade de levar a soja para outro município, fator que pode aumentar os custos do processo.

Saber se seu custo total está diretamente ligado aos preços de venda. Logo, se você não sabe quanto está gastando com a produção de soja, pode não compreender quais valores serão justos para aumentar a sua rentabilidade.

Então, realize a gestão da sua propriedade para chegar a esta resposta. Por meio de um planejamento conciso você poderá investir em produtos tecnológicos que podem potencializar seus resultados.

Ler também: Estação meteorológica: benefícios de ter uma em sua fazenda – Adubasul

Quais produtos podem potencializar a produção de soja?

Agora você já sabe que a cultura da soja é fundamental em diversos aspectos, tanto econômicos quanto sociais.

Por outro lado, também é possível enxergar que mesmo com diversos desafios no setor, existe uma projeção futura promissora e de grandes oportunidades para os produtores.

De forma geral, o consumo mundial de soja vai continuar aumentando nos próximos anos, o que vai manter preços atrativos no mercado e impulsionar as exportações.

A cultura da soja é um dos principais responsáveis por impactar a economia mundial, sendo o insumo necessário para muitos produtos que encontramos à nossa disposição.

Logo, há uma demanda crescente por mais conhecimento nos processos produtivos e itens que possam aumentar a eficiência na safra.

Entre os produtos que podem garantir mais proteção e desenvolvimento para a cultura da soja, estão os fertilizantes. Afinal, essa espécie possui exigências em nutrientes que precisam ser supridas para um crescimento saudável.

A Adubasul investe na formação de pessoas, pesquisa, estrutura e tecnologia para oferecer o melhor possível aos sojicultores.

Nossos fertilizantes possuem as maiores garantias nutricionais do mercado e matéria-prima orgânica com os nutrientes fundamentais para garantir saúde à produção do início ao fim.

Quer obter ganhos significativos na produtividade, aumentar a nutrição e estruturação do solo em sua fazenda?

Então, entre em contato conosco e potencialize os resultados da sua lavoura!