Blog

Análise de solo e sua importância para alcançar alta produtividade

jed-owen-1JgUGDdcWnM-unsplash (1)

Quando falamos em produtividade, um dos principais fatores envolvidos para garanti-la é a saúde do solo. Assim como qualquer ser vivo, para garantir que esteja tudo bem, é necessário fazer exames e nutrir da maneira correta, visando potencializar os resultados.

Essa é análise de solo: uma prática que ajuda os produtores a identificar de maneira prévia problemas que possam afetar a produção e impactar diretamente na colheita. 

Hoje, vamos falar mais sobre os objetivos e como fazer a análise de solos e também boas práticas para manter o solo saudável. 

Principais objetivos da análise de solo

A análise de solo é a principal ferramenta que oferece parâmetros sobre as condições físicas e químicas da área de cultivo. Isso auxilia o agricultor a diminuir principalmente os seus custos de produção e também melhorar a qualidade produtiva da área. 

Ao trabalhar com a análise, o produtor não dará um salto no escuro: ele estará ciente do que pode ou não investir em adubação, potencial genético da cultura e futuros investimentos.

Além disso, a análise de solo possibilita que o produtor entenda as tendências e busque continuamente compreender o comportamento do solo para que se tenha o máximo em produtividade.

Como fazer uma boa análise de solo

Antes de mais nada, é essencial saber o que é uma boa análise de solo. Em resumo, é aquela que se faz coletando amostras bem representativas da área, respeitando as diferenças de relevo, textura de solo, vegetação antecedente e o tipo de utilização, como: lavoura, pomar, pastagem, canteiro de olerícolas e reflorestamento.

Cada tipo de análise – física, química e granulométrica – também tem suas particularidades, que não devem ser ignoradas para que o diagnóstico seja completo e assertivo. Uma boa análise de solo, visando compreender, por exemplo, quais fertilizantes são mais indicados – deve considerar os vários tipos de análises.

A análise física do solo indica a textura do solo, que irá determinar a quantidade de argila, silte e areia, influenciando na recomendação de fósforo, potássio e matéria orgânica. 

A análise química do solo, por sua vez, refere-se à acidez do solo através do pH, saturação de alumínio e saturação de bases (recomendação de calagem), os macronutrientes essenciais (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre), micronutrientes essenciais (Boro, Cobre, Ferro, Manganês e Zinco), que tem efeito direto na nutrição da cultura, teor de carbono e matéria orgânica que tem ligação direta com a quantidade de nitrogênio e capacidade de troca catiônica (CTC) do solo analisado. 

São inúmeros dados que fornecem ao agricultor e ao pecuarista um bom panorama da situação da área para cultivo. Atualmente, com a tecnologia mais avançada, há também a análise feita para agricultura de precisão, onde toda área é mapeada minuciosamente, a qual oferece uma leitura específica de cada metro quadrado da área analisada, possibilitando a aplicação exata de nutrientes e corretivos naquele ponto específico do solo, com uso de taxas variáveis de aplicação por GPS.

Boas práticas para manter o solo saudável

A análise constante do solo permite verificar se ele está preparado para impactar positivamente em uma lavoura de resultados. Mas, o trabalho começa antes: assim, adotar boas práticas para conservação do solo é indispensável.

Boa luminosidade, disponibilidade de água, diversificação de culturas e, em especial, fertilização orgânica são fatores que garantem que o solo seja preservado e tenha tudo que é necessário para cultivo e bons resultados. 

Aqui na Adubasul, nós sabemos da importância da análise de solo para o sucesso da lavoura e, por isso, desenvolvemos produtos de alta qualidade, que são referência no mercado e que realmente ajudam no trabalho da propriedade. 

Nossa equipe está pronta para atendê-lo: clique aqui e fale com um especialista!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também