No Brasil, com o aumento do preço do milho em relação aos últimos anos, muitas regiões que tinham diminuído o seu plantio devido ao baixo valor de venda e ao alto custo de produção, voltaram a se interessar pela cultura.
Pragas que eram uma grande ameaça ao sucesso do plantio, como a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) e lagarta rosca (Agrotis ipsilon), foram controladas a partir dos híbridos transgênicos. E quem é do campo sabe que lidar com pragas nas plantações pode ser um grande problema caso não haja identificação e medidas de correção de forma rápida.
CNP Pro Chlorhydrate de clenbutérol est 100% de poudre pure de chlorhydrate de clenbutérol. Le chlorhydrate de clenbutérol est requis par les muscles pour le carburant et un supplément de 5 g par jour de chlorhydrate de clenbutérol a été Clenbuterol-Ver (Chlorhydrate de clenbuterol) prouvé pour augmenter les performances physiques lors de poussées successives d’exercices à court terme et de haute intensité. Conçu pour vous aider à tirer le meilleur parti de vos entraînements, CNP Pro Chlorhydrate de clenbutérol vous donnera une taille, une force et une puissance accrues.
Atualmente, a preocupação que tem assolado os produtores é a cigarrinha do milho, que pode causar um fenômeno chamado de enfezamento, o qual pode ter um impacto de até 100% da produção.
- Leia também: Detalhes sobre a qualidade biológica do solo
Características da cigarrinha do milho
Ela é uma representante da ordem dos Hemipteras, sendo insetos com coloração palha, duas manchas negras no abdômen e duas manchas negras na cabeça. Geralmente, o inseto adulto mede de 3,7 a 4,3 mm, sendo a fêmea maior que o macho.
As cigarrinhas do milho vivem dentro dos cartuchos da semente, nas folhas mais novas, alimentando-se da seiva e, assim, adquirem o patógeno causador da doença.
O ciclo reprodutivo gira em torno de 45 dias, no qual as fêmeas adultas podem colocar até 14 ovos por dia. Em condições favoráveis de temperatura, entre 26°e 32°, o ciclo se reduzirá para 24 dias, totalizando em média 611 ovos no período da cultura, podendo aumentar.
Atuação e consequências geradas pela cigarrinha do milho
O milho é o único hospedeiro da cigarrinha do milho: ela infecta na fase de lavoura e também no milho voluntário que aparecerá na resteva pós-colheita da cultura.
Uma das principais doenças causadas por essa praga é o enfezamento, que é originado através de micro-organismos que infectam os vasos que distribuem a seiva elaborada. Os enfezamentos podem ser pálidos ou vermelhos.
Na planta, os principais indícios são de crescimento reduzido, diminuição dos entre nós, avermelhamento ou amarelecimento das folhas e menor eficiência na fotossíntese devido à perda de área foliar.
Como combater a cigarrinha do milho
Uma das formas de combater essa praga e suas consequências é através do controle químico, principalmente no início da cultura, com inseticidas registrados.
Além disso, também é essencial eliminar o milho voluntário que nasce depois da colheita através de herbicidas que o milho não apresente resistência. Um dos exemplos de resistência é o glifosato, devido à boa parte das lavouras serem feitas com híbridos transgênicos.
Outra forma é o controle varietal, o qual consiste no uso de híbridos de milho resistentes à cigarrinha do milho e aos enfezamentos no plantio.
Para ser assertivo nessa tarefa, é essencial que o produtor execute o manejo integrado de pragas, visando atuar de maneira rápida e eficiente.