Blog

Benefícios do fertilizante orgânico para o cultivo de pastagem

Benefícios do fertilizante orgânico para o cultivo de pastagem

O Brasil tem nas pastagens sua principal e mais econômica fonte de alimento para o gado. Desta forma a utilização de gramíneas e leguminosas produtivas e o correto manejo da pastagem são fundamentais para a busca da eficiência produtiva no campo. Continue a leitura para saber como ter mais resultados em sua pastagem!

Existem três categorias principais de pastagens: a natural, a nativa e a artificial.

As pastagens naturais são as vegetações originais, nelas encontramos espécies de herbáceas, gramíneas, não gramíneas e arbustos. Já as pastagens nativas, são o tipo de vegetação espontânea, esse tipo de vegetação aparece após a destruição da vegetação original. Por fim, a pastagem artificial é formada de espécies exóticas ou nativas, podendo ser permanentes ou temporárias.

Se tratando de pastagem artificial, depois de escolher a forrageira vem a etapa do solo, que deve ser bem preparado para receber a semente de pastagem. A semente deve ser de qualidade, saudável, vigorosa e livre de contaminação por impurezas, nematoides e sementes indesejadas. Dependendo do caso podem ser plantadas a lanço, no sulco ou plantio direto.

O solo tem que ser protegido contra erosão, a vegetação indesejada deve ser retirada e uma análise de solo é imprescindível para se determinar o uso de corretivos. Deve-se também controlar pragas e doenças, promover a distribuição correta do calcário e do fósforo, gradear, distribuir potássio e nitrogênio em cobertura, fazer uma grade niveladora e cuidar da umidade do solo.

Como deve ser a adubação de pastagens

A adubação das pastagens pode ser realizada de uma forma química, orgânica ou organomineral (orgânica + química). As pastagens brasileiras em geral vem há anos recebendo apenas adubação química, principalmente a base de adubos nitrogenados.

Porém, somente esse tipo de adubação não agrega grandes benefícios ao solo e consequentemente a pastagem. Anos de estudos vêm mostrando a importância de se recuperar o solo através da adubação orgânica, mostrando que é possível obter uma resposta da planta 20% maior no orgânico, quando comparada com o uso de fertilizantes químicos. Por isso, o uso de adubo orgânico está sendo muito difundido na cultura da pastagem, prezando pela reposição dos nutrientes do solo e na produtividade desejada.

As culturas de maior produção requerem maior reposição de nutrientes, sempre baseados em uma análise de solo do ano. Assim, não somente a quantidade e sim qualidade do adubo orgânico é de grande importância, pois o alto custo dos adubos químicos, devem ser levados em consideração pelo pecuarista.

A adubação orgânica não é só manter ou aumentar a fertilidade do solo, mas principalmente melhorar os aspectos físicos, químicos e biológicos.

As pastagens necessitam de nitrogênio para acumular carbono, além de potássio, cálcio, magnésio, fósforo, enxofre e micronutrientes, sendo que em pastagens nas quais ocorrem a presença de leguminosas fixadoras de nitrogênio o fósforo e o cálcio são muito importantes. A deficiência aguda de algum nutriente deve ser evitada mediante o monitoramento da fertilidade do solo, por meio de análises químicas.

Os fertilizantes orgânicos Adubasul suprem todas as necessidades nutricionais da pastagem, deixando uma cobertura mais homogênea do solo pela forrageira, tornando a pastagem mais competitiva, como resultado o aumento da produção de biomassa, diminuindo a compactação do solo e uma liberação gradativa dos nutrientes, melhorando assim a capacidade de rebrotação das pastagens.

Como você pode ver, o manejo das pastagens é de extrema importância e com muitas variáveis. Entretanto, a produtividade do pasto está ligada principalmente à adubação nitrogenada (o nitrogênio é responsável pela formação de folhas sadias e vistosas).

Para finalizar, as vantagens dos adubos orgânicos são principalmente:

  • Manter o equilíbrio do solo
  • Não poluem a superfície e os cursos d’água
  • Custo final mais barato
  • Menos desperdício (diminui a lixiviação de nutrientes)
  • E o mais importante, aumenta a produtividade e a lucratividade.

Para saber ainda mais sobre os benefícios dos fertilizantes orgânicos para pastagem, solicite contato de um de nossos especialistas de campo. A Adubasul conta com inúmeros profissionais por todo o Brasil, prontos para te ajudar a produzir muito mais!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Veja Também